Vereadora propõe multar usuários de drogas ilícitas em até um salário mínimo

A proposta foi protocolada e ainda vai tramitar nas comissões técnicas da Câmara de Teresina

Samantha Cavalca (Foto: Jonas Carvalho)

A vereadora de Teresina, Samantha Cavalca (Progressistas), propôs a aplicação de multa às pessoas que forem flagradas portando ou consumindo drogas ilícitas em vias e espaços públicos.

O projeto de lei determina que a posse de quantidades superiores a 40 gramas de maconha, por exemplo, e outras substâncias entorpecentes ilícitas que apresentem indícios de eventual infração penal, sujeitará a condução imediata do infrator à delegacia de polícia. O suspeito também estará sujeito à multa.

Segundo a vereadora Samantha Cavalca, em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (23), o valor da multa pode variar de R$ 500 até um salário mínimo, no valor de R$ 1.518. A fiscalização será realizada pela Guarda Municipal de Teresina.

“Já que a Guarda teve as suas competências aumentadas pelo Supremo Tribunal Federal, a nossa equipe entendeu que a Guarda poderia fazer essa notificação, multando usuários de maconha. Não adianta a gente fingir que não existem”, disse.

As infrações serão classificadas em três categorias:

I – Leve: porte ou uso individual de substância entorpecente em pequena quantidade, de forma não ostensiva, em local público – multa de 30% em relação ao salário mínimo vigente;

II – Média: porte ou uso ostensivo de substância entorpecente, em qualquer quantidade, em local público – multa de de 50% em relação ao salário mínimo vigente;

III – Grave: uso de substância entorpecente em local público, com risco à integridade de terceiros, em áreas escolares, praças, terminais de transporte, hospitais ou locais com grande aglomeração de pessoas – multa equivalente a 1 salário mínimo vigente.

Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado. Conforme o projeto, 75% dos valores arrecadados serão direcionados ao Fundo Municipal de Segurança Pública e 25% ao Fundo Municipal de Saúde.

A proposta foi protocolada e ainda vai tramitar nas comissões técnicas da Câmara de Teresina.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar