
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI), encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) novo pedido para contratar empréstimo de R$ 5,8 bilhões com o Banco do Brasil. O texto foi protocolado no dia 23 de abril e iniciou a tramitação pelas comissões técnicas da Casa.
Conforme a justificativa apresentada, o objetivo da operação de crédito reestruturar os atuais contratos de pagamentos do Piauí “cujas condições se encontram menos vantajosas frente às alternativas disponibilizadas no mercado”.
A estratégia é substituir as atuais dívidas de custo elevado por novas operações com prazos mais longos, encargos mais adequados e fluxo financeiro mais equilibrado.
“A medida viabilizará significativa economia anual nos encargos financeiros e reforçará a capacidade de pagamento do Estado, sem comprometer a continuidade dos serviços públicos nem os investimentos essenciais”, argumentou o governador.
O valor de R$ 5,8 bilhões será emprestado pelo Banco do Brasil com a garantia de recursos da União. O prazo de pagamento será de 25 anos, com uma carência de 2 anos.
LEIA TAMBÉM
Governo do Piauí pretende alongar dívidas de empréstimos para até 30 anos
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar