Fornos e sanduicheiras lideram causas de incêndio em lanchonetes no Piauí

Além dos problemas com eletrodomésticos, a corporação informou que vazamentos de gás GLP (gás de cozinha) também têm contribuído para os incidentes.

Incêndio em estabelecimento no bairro Morada Nova (Foto: Corpo de Bombeiros)

Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) apontam que, somente em abril, três estabelecimentos comerciais em Teresina sofreram prejuízos por falhas no uso de sanduicheiras e fornos elétricos. Segundo a corporação, o uso inadequado desses aparelhos tem sido uma das principais causas de incêndios em lanchonetes, bares e trailers no estado.

No domingo (27), um incêndio de grandes proporções atingiu dois estabelecimentos no bairro Morada Nova, zona Sul da capital. As chamas consumiram o interior de uma hamburgueria e o teto de um bar. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo no local.

Devido ao aumento das ocorrências em um curto período, comerciantes e moradores têm buscado mais orientações sobre segurança. O CBMEPI intensificou ações educativas para alertar sobre o manuseio correto dos equipamentos.

“Com o crescimento do uso desses equipamentos, principalmente aos fins de semana, quando há maior movimento, alertamos para os riscos de acidentes causados pelo mau uso ou por falhas nos aparelhos. É fundamental que haja alguém capacitado para manuseá-los e que a fiação elétrica esteja em boas condições”, destacou o tenente Pedro Bento.

Gás de cozinha após incêndio na zona Sul de Teresina (Foto: Corpo de Bombeiros)

Além dos problemas com eletrodomésticos, a corporação informou que vazamentos de gás GLP (gás de cozinha) também têm contribuído para os incidentes. No mesmo balanço semanal, foram registrados cinco atendimentos relacionados a vazamentos, parte deles associados a incêndios.

“Assim que sentir dificuldade em manusear o gás de cozinha, imediatamente acionar nossas equipes através do 193 e se distanciar do local o quanto antes”, finaliza o tenente.

Orientações para evitar novos incêndios (Foto: Corpo de Bombeiros)

Principais riscos associados aos eletrodomésticos:

  • Superaquecimento
  • Curto-circuito
  • Fios danificados ou mal instalados

Dicas de segurança dos Bombeiros Militares:

  • Verifique o estado do equipamento: não use aparelhos com fios expostos ou partes danificadas.
  • Utilize em local ventilado e seguro: evite proximidade com materiais inflamáveis.
  • Nunca deixe o aparelho ligado sem supervisão.
  • Desligue da tomada após o uso.
  • Faça manutenção periódica: chame um técnico para verificar o estado do equipamento regularmente.
  • Tenha extintores adequados: é essencial que os estabelecimentos estejam equipados com extintores para incêndios de origem elétrica.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Governo do Piauí


∴ Compartilhar