5 de julho de 2025

Empresas de internet e telefonia são notificadas por fiação irregular

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 04/05/2025 19:00

Compartilhe:

Fiscalização (Foto: Ascom SDU Sudeste)

As empresas que operam serviços de internet, telefonia e energia na zona Sudeste de Teresina começaram a ser notificadas pela prefeitura por deixarem cabos e fios soltos, rompidos ou abandonados em vias públicas.

As irregularidades foram identificadas após um mapeamento feito pela Coordenação de Controle e Fiscalização da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU Sudeste).

A prefeitura aponta que os fios, além de comprometerem a estética urbana, representam riscos à segurança de pedestres e dificultam a mobilidade nas calçadas.

As notificações estão sendo emitidas com base na Lei Municipal nº 6.086, sancionada em abril de 2024, que obriga as concessionárias a seguirem normas técnicas e removerem cabos inutilizados em até 72 horas após serem notificadas.

O descumprimento da norma pode gerar multa de R$ 500 por infração, valor que dobra em caso de reincidência. Em situações mais graves, as penalidades incluem suspensão das atividades e cassação do alvará de funcionamento.

A ação conta com apoio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), por meio do Programa Lixo Zero, que também atua na identificação de descarte irregular de resíduos em espaços públicos.

Leia também: