REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE    REDE CLUBE

Oposição pede vistas e adia votação de empréstimos bilionários na Alepi

Picture of Jonas Carvalho
Jonas Carvalho

Compartilhe:

Plenário da Alepi (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O grupo de oposição na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) pediu vistas à tramitação dos pedidos de empréstimo protocolados pelo governador Rafael Fonteles (PT-PI), adiando a votação dos requerimentos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A concessão do pedido de vistas é o mecanismo em que o parlamentar solicita para aumentar o tempo de análise sobre determinada matéria, podendo requerer mais informações do Governo do Estado. Assim, a tramitação do texto fica travada até a próxima reunião da CCJ.

O líder da oposição na Alepi, deputado estadual B. Sá (Progressistas), disse que solicitou ao Governo do Estado mais informações acerca da aplicação dos empréstimos, que somam mais de R$ 11 bilhões.

“A gente pediu vistas para poder conhecer mais como que é a destinação desses recursos, como vão ser aplicados, se há a possibilidade de aplicarmos emendas e sugestões, para que sejam destinados a setores que entendemos serem necessários”, disse.

Parte dos valores serão aplicados no abatimento da dívida do Piauí com instituições financeiras. No entanto, o deputado B. Sá sugeriu a destinação dos recursos ao combate à seca no estado.

“Somos da oposição e ela aqui é minoria. A aprovação é certa. Não adianta ficarmos criticando, mas apresentamos sugestões. A gente está em um momento crítico de seca e a gente vai provocar o Governo para destinar esses recursos no combate à seca”, completou.

Explicações

O secretário de Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, compareceu à Alepi nesta sexta-feira (9), para esclarecer as solicitações de empréstimo do Governo. Emílio Júnior garantiu margens legal e financeira para as operações.

“Esse endividamento que o estado está fazendo é dentro dos parâmetros legais do equilíbrio fiscal e daquilo que é normatizado pela própria Secretaria Nacional do Tesouro. O Governo entende que o estado deva ser o grande indutor de investimentos e se você for fazer isso somente com aquilo que sobra, o estado não faria investimento nenhum”, explicou.

LEIA TAMBÉM

Emílio Júnior diz que dívida do Piauí com empréstimos será paga em até 25 anos

Rafael Fonteles solicita mais dois empréstimos milionários à Alepi

Rafael Fonteles diz que empréstimos servirão para “melhorar perfil da dívida” do Piauí

Leia também: