
A trajetória da Usina Santana, localizada na zona rural de Teresina e fundada em 1906 pelo industrial Gil Martins, é o tema do média-metragem “Entre o Fogo e a Cana”. O filme, atualmente em fase de pré-produção, abordará os impactos econômicos, os desafios enfrentados pelos operários e os conflitos sociais que atravessaram gerações.
Em entrevista à ClubeNews FM, o ator e produtor cultural Teodorico Júnior, idealizador do projeto, contou que seu interesse pelas artes cênicas começou ainda na infância e que sempre teve o desejo de retratar a história da Usina Santana.
“A história da Usina Santana sempre foi muito próxima de mim, porque todo mundo da região, sempre fala com brilho nos olhos de como era magnífico naquela época em que se trabalhava na usina. E assim, a gente sempre vai ouvindo as histórias que muitas vezes são desconhecidas. E eu, como um bom contador de histórias através da arte cênica, disse que essa história tem que ser contada. O Brasil tem que conhecer essa história”, explicou.
O produtor explicou que, inicialmente, foi feito o documentário “Do Açúcar as Cinzas”, que conta com depoimentos de pessoas da região. Depois, percebeu que era possível fazer um filme para ampliar a história do local.
“Nós fizemos um recorte, vamos contar sobre aquela época, ali entre 1978 e 1982, que foi a época em que a usina começou o seu declínio para o fechamento, momento de muito impacto para todas as pessoas. Queremos contar um pouco dessa história rica, vamos homenagear e celebrar essa usina”, explicou.
Segundo Teodorico, as gravações do filme devem começar no início do mês de junho, com gravações no município de Boa Hora (PI) e em Recife (PE). O lançamento deve acontecer ainda este ano.
“Temos por objetivo lançar esse filme ainda nesse ano, não vamos dizer uma data porque muita coisa ainda pode acontecer nesse processo de produção. Nosso objetivo é ter atores e atrizes renomados aqui do estado e fazer uma junção com pessoas sem experiência, principalmente da região da Usina Santana, que tem muitos talentos. E assim, fazer essa conexão com pessoas que já estão mais experientes no mercado, que já tem mais tempo”, explicou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!