28 de julho de 2025

Falsos veterinários são presos por maus-tratos em animais

As prisões aconteceram no âmbito da Operação Falso Vet.

Alysson Camurça

Repórter
Publicado em 12/05/2025 08:30

Compartilhe:

Dois falsos veterinários são presos em Teresina (Foto: PCPI)

Pelo menos duas pessoas suspeitas de realizarem procedimentos cirúrgicos ilegais em animais foram presas, na manhã desta segunda-feira (12), pela Polícia Civil do Piauí (PCPI), em Teresina (PI). As prisões aconteceram no âmbito da Operação Falso Vet.

Segundo a investigação, os presos não possuíam a formação profissional necessária para realizar os procedimentos e realizavam castrações clandestinas em suas residências, sem qualquer tipo de registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Conforme a delegada Adília Klein, os procedimentos eram realizados de forma cruel e em condições sanitárias inadequadas.

“Essas pessoas estavam se passando por veterinários e realizavam procedimentos, como castrações, utilizando apenas relaxantes musculares. O animal não conseguia se mover, mas ainda sentia dor. As cirurgias eram feitas em locais improvisados, como telhas ou pisos comuns, com instrumentos não esterilizados. Muitos animais tiveram infecções graves e vieram a óbito”, explicou a delegada.

Os presos, segundo a delegada, irão responder pelo crime de maus-tratos com agravante de tortura animal.

Dois falsos veterinários são presos (Foto: PCPI)
Dois falsos veterinários são presos (Foto: PCPI)

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias