
As vistorias para liberar o acesso da faixa exclusiva para os motoristas de aplicativo já estão sendo realizadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), na sede do órgão, localizado na Avenida Pedro Freitas, zona Sul de Teresina (PI). A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município de 9 de maio de 2025.
Conforme o diretor de Transporte Público da Strans, Adriano Barreto, ao acessar o site, os motoristas realizarão um agendamento da vistoria.
“Estamos disponibilizando uma plataforma para ser realizado um cadastro que vai ser feito online e as vistorias presenciais. A permissão só vai ser concluída após a vistoria, daí vamos disponibilizar o acesso. As informações do banco de dados da placa dele, vão para a Strans e isso evita a multa”, explicou.
Com a vistoria concluída, a Strans informou que o motorista já está liberado para transitar nas vias sinalizadas como exclusivas.
O proprietário do veículo, que presta serviço de transporte por aplicativo, deve atender aos seguintes requisitos:
a) Acessar e cadastrar o veículo através do site da Prefeitura de Teresina;
b) Comprovar o cadastro de, no mínimo, seis meses no aplicativo vinculado;
c) Comprovar ter, no mínimo, 1800 corridas concluídas;
d) Possuir Carteira Nacional de Habilitação com autorização para exercer atividade remunerado com o veículo (EAR);
e) Veículo com no máximo 10 anos de fabricação;
f) Realizar vistoria e recadastramento anual na Strans;
g) Uso obrigatório de adesivo autocolante obtido através do link faixalivre.teresina.pi.gov.br a ser fixado no vidro traseiro do veículo.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!