5 de julho de 2025

Governo do Piauí capacita servidores da área social para uso de IA

Com carga horária de 20 horas, a capacitação vai ajudar os servidores diretamente nas atividades de gestão, no atendimento ao cidadão e na automação de processos.

Redação

Publicado em 15/05/2025 09:01

Compartilhe:

14ª turma do curso CapacitIA (Foto: Governo do Piauí)

O Governo do Piauí promove a 14ª turma do curso CapacitIA – programa que atua na rotina do serviço público por meio da aplicação de Inteligência Artificial (IA).

O curso será para servidores da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), da Coordenadoria da Juventude (Cojuv) e da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol).

Com carga horária de 20 horas, a capacitação vai ajudar os servidores diretamente nas atividades de gestão, no atendimento ao cidadão e na automação de processos.

“Eles vão aprender os conceitos fundamentais de IA, os modelos de linguagem e explorar tecnologias que ajudam a gerar conteúdo de forma mais eficiente. A ideia é desburocratizar o serviço público e melhorar o atendimento ao cidadão”, diz Joselito Júnior, coordenador de Formação em Inteligência Artificial da SIA (Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para Marcelo Meneses, gerente de TI do Cendfol, o curso melhora as técnicas e os processos. “A Inteligência Artificial dentro do governo pode ser usada para combater fraudes e melhorar as rotinas de trabalho, automatizando tarefas e liberando os servidores para tomar decisões mais acertadas”, assegura.

Mais de 500 servidores

O CapacitIA é um programa de formação promovido pelo Governo do Piauí, por meio da SIA, em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), via Escola de Governo do Piauí (Egepi), e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).

O Governo do Piauí explica que o programa está dividido em três fases — Masterclass, Curso de 20h e Desenvolvimento de Projetos —, o programa busca fomentar a cultura de inovação no serviço público estadual, capacitando servidores a aplicar a inteligência artificial em suas rotinas de trabalho.

Até abril de 2025, o CapacitIA contemplou 193 gestores na fase Masterclass, 325 servidores na fase de curso prático (20h) e 41 servidores na etapa final, voltada ao desenvolvimento de soluções aplicadas com IA.

Leia também: