5 de julho de 2025

Procissão das Sanfonas é reconhecida como Patrimônio Cultural do Piauí

Na data que marca a morte de Luiz Gonzaga, milhares de sanfoneiros percorrem as ruas do Centro de Teresina em um cortejo musical.

Pedro Pires

Repórter
Publicado em 16/05/2025 14:53

Compartilhe:

(Foto: Prefeitura de Teresina)

A tradicional Procissão das Sanfonas, realizada anualmente em 2 de agosto, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí. Na data que marca a morte de Luiz Gonzaga, milhares de sanfoneiros percorrem as ruas do Centro de Teresina em um cortejo musical.

Promovida pela Colônia Gonzaguiana do Piauí e criada em 2008, a procissão surgiu com o objetivo de manter viva a memória do Rei do Baião. A iniciativa foi idealizada pelo professor Wilson Seraine.

Ao longo dos anos, grandes nomes da cultura nordestina já foram homenageados, entre eles Gilberto Gil, Carmélia Alves e Padre Cícero, além da homenagem permanente a Luiz Gonzaga.

(Foto: Governo do Piauí)

A caminhada tem início na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, onde acontece a tradicional bênção das sanfonas, e segue até o Museu do Piauí, passando pelo calçadão da Rua Simplício Mendes. O evento reúne músicos de todas as idades, fortalecendo o elo entre gerações e consolidando a sanfona como símbolo vivo da cultura nordestina.

O reconhecimento da Procissão das Sanfonas como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí foi oficializado por meio da Lei nº 8.683, de autoria do deputado estadual Francisco Limma (PT), sancionada pelo governador em exercício, Severo Eulálio.

Leia também: