
Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para regularizar o título de eleitor e evitar o cancelamento do documento. No Piauí, cerca de 60 mil eleitores estão em situação irregular por não comparecerem às três últimas eleições consecutivas; cada turno conta como uma eleição.
A regularização pode ser feita de forma online ou presencial. Para evitar o cancelamento do título, é necessário quitar as pendências, que incluem o pagamento de multa no valor de R$ 3,52 por turno ausente sem justificativa.
Como regularizar
O eleitor pode regularizar a situação pelo aplicativo e-Título. Basta acessar o aplicativo, ir em Notificações > Consulta Situação Eleitoral e, caso haja pendência: Outras Opções > Pagar Multa Eleitoral.
Também é possível verificar a situação pelo site do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br). No portal, é necessário informar o número do título, CPF ou nome completo.
Se houver multa, o sistema gera uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga via Pix, aplicativo bancário ou presencialmente em bancos.
O site do TSE também oferece o serviço pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Consultar situação eleitoral”.
Atendimento presencial
Quem preferir, pode se dirigir ao cartório eleitoral até esta segunda (19), das 7h às 13h, com título de eleitor, documento oficial com foto e comprovante de residência.
A Justiça Eleitoral alerta que as consultas são gratuitas e devem ser feitas somente em sites oficiais, para evitar golpes.