Honda encerra patrocínio à Team Liquid após polêmica com jogador

O jogador postou um gif de uma bomba atômica após derrota para um time japonês, que repercutiu negativamente por causa dos ataques nucleares dos Estados Unidos, nas cidades de Hiroshima e Nagazaki, em 1945

Alysson Camurça

Repórter
Publicado há 1 dia

Compartilhe:

DiasLucas, jogador brasileiro de Rainbow Six: Siege da Team Liquid (Foto: João Ferreira/Ubisoft)

A Honda, empresa japonesa que era a principal patrocinadora da Team Liquid, anunciou, na segunda-feira (19), que desvinculará o nome da marca do time de e-sports. O anúncio veio após o jogador brasileiro Lucas “DiasLucas” publicar no X (antigo Twitter) a imagem de uma bomba atômica explodindo depois de ser derrotado para a CAG Osaka, do Japão.

Contratado para o time de “Rainbow Six: Siege” da Liquid em abril de 2025, DiasLucas fez uma postagem após a eliminação da equipe no torneio Reload, disputado no Rio de Janeiro (RJ).

“Ganhamos da FaZe e perdemos para a poderosíssima CAG. Bola para a frente e até o próximo campeonato” escreveu o jogador brasileiro no X, em uma publicação acompanhada de um gif de uma bomba atômica explodindo.

A publicação repercutiu negativamente por causa dos ataques nucleares dos Estados Unidos, nas cidades de Hiroshima e Nagazaki, em 1945.

Publicação de DiasLucas que fez a Honda deixar de patrocinar a Liquid (Foto: Reprodução/ X)

O jogador brasileiro apagou a postagem e fez um pedido de desculpas na rede social. “Gostaria de me desculpar sinceramente pelo post que fiz após nossa última derrota. Cometi um grande erro ao usar aquele GIF e entendo que isso tenha causado desconforto a muitas pessoas. Do fundo do meu coração não foi minha intenção fazer qualquer referência ofensiva, mas reconheço que o contexto e a escolha foram inadequados”, declarou.

DiasLucas informou também informou que se desculpou diretamente aos jogadores do time japonês. “Pedi desculpas diretamente aos jogadores da CAG e continuo refletindo sobre meu erro para evoluir em minhas atitudes. Estou comprometido a aprender mais, a ser mais cuidadoso nas minhas ações e a agir com mais responsabilidade daqui pra frente”, disse.

Como consequência, a Honda, que é uma empresa do Japão, cancelou o patrocínio à Liquid, que estava vigente desde 2019. Não foi informado o valor exato do acordo.

Posicionamento da Liquid

A Liquid comunicou que o jogador ficará quatro meses sem receber salário por “não atender aos padrões de profissionalismo e cuidado exigidos por nossa organização”. Além disso, Lucas passará por um treinamento em “mídia e sensibilização”.

Os outros jogadores de Rainbow Six da organização se comprometeram a doar integralmente os prêmios conquistados no torneio Reload para uma instituição de caridade “como gesto de responsabilidade e boa vontade”. A multa de DiasLucas também será destinada a uma instituição.

Leia também: