22 de julho de 2025

Prefeitura de Teresina e ex-gestores não comparecem à Câmara para explicar rombo bilionário

O ex-prefeito Dr. Pessoa foi convidado e não compareceu por motivos de saúde.

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 21/05/2025 13:10

Compartilhe:

Plenário vazio na Câmara de Teresina (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Em um plenário vazio, a Câmara Municipal de Teresina (CMT) realizou uma audiência pública para discutir o rombo financeiro de R$ 3 bilhões nas contas da Prefeitura. Somente quatro vereadores participaram da sessão.

Dentre os convidados a prestar esclarecimentos, estão o ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD) e o ex-secretário de Finanças, Danilo Bezerra. A ausência dos dois ex-gestores foi justificada com atestado médico.

O ex-secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, foi convidado, mas não compareceu. Sousa alegou estar em viagem previamente marcada para a mesma data da audiência. Representantes da atual gestão também receberam o convite, mas não estiveram presentes.

O proponente da audiência, vereador João Pereira (PT), criticou a falta de resposta da Prefeitura e disse vai solicitar novas informações sobre o déficit financeiro.

“Nós vamos utilizar outros instrumentos da Casa para que eles venham e a gente os receba caso não chegar aqui o relatório do déficit financeiro de Teresina. Isso é uma total falta de compromisso ao povo teresinense”, afirmou.

Participaram da audiência dos vereadores João Pereira (PT), Fernando Lima (PDT), James Guerra (Avante), Valdemir Virgino (PRD) e Eduardo Draga Alana (PRD).

“É lamentável uma audiência de muita importância. A gente queria estar ouvindo dos ex-gestores e dos atuais. Fica até mais difícil para a gente esclarecer os fatos fazer as perguntas necessárias para saber que rombo é esse”, disse Draga Alana.

Ausência comunicada

O prefeito Silvio Mendes (União Brasil) tinha presença marcada na audiência, porém, cancelou a ida à Câmara ainda na segunda-feira (19) em virtude de um conflito na agenda oficial.

O Chefe do Palácio da Cidade viajou na terça-feira (20) a Brasília para tratar sobre a renegociação de dívidas de empréstimos da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM:

Silvio Mendes atribui rombo de R$ 3 bilhões a gestões passadas da Prefeitura

Dr. Pessoa quer provas sobre rombo bilionário e reconhece falta de experiência

Silvio Mendes não descarta corte de terceirizados e contenção de gastos pode continuar em 2026

Silvio Mendes suspende novas nomeações por tempo indeterminado

Leia também: