
As fortes chuvas que atingiram Teresina na noite dessa quarta-feira (21) podem se repetir nos próximos dias. A previsão da Defesa Civil do Piauí é que o sistema frontal que provocou o temporal deve permanecer até o próximo sábado (24).
A previsão meteorológica do Ministério da Agricultura é que o as próximas chuvas acumulem entre 5 e 15 mm. Apesar de pouco comum para o mês de maio, a irregularidade das chuvas no estado não surpreende os climatologias.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, o período é caracterizado pelo encerramento da temporada chuvosa no estado.
“Maio é um mês ventoso, de brisas e parcialmente chuvoso. A gente diz que maio é o pós-estacional, ou seja, já terminou o período chuvoso que está na quadra e, em maio, ocorrem as últimas chuvas, que são as pancadas. Então, geralmente, a chuva de maio é metade da chuva de abril, mas como tivemos uma temporada muito irregular, nós não criamos expectativas sobre maio”, pontuou.
De acordo com Weton, era esperado para essa quarta-feira (21) um volume de 20 mm, mas foram registrados 86 mm.
O temporal causou transtornos na cidade, com ruas alagadas e uma mulher precisou ser socorrida por populares no bairro Promorar, na zona Sul, para não ser arrastada pela correnteza.
Ainda na zona Sul, os estragos resultaram em uma casa completamente tomada pela água no bairro Lourival Parente, com perda de móveis e eletrodomésticos. A moradora do imóvel precisou pular um muro para escapar.
Já no bairro Angelim, na mesma região, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um homem que também teve a residência invadida pela água. O morador foi socorrido sem lesões graves.
Leia Mais:
Vídeo: moradores salvam mulher arrastada pela água durante chuva em Teresina