19 de junho de 2025

Você usa seu método anticoncepcional por opção ou por falta de opção?

Na falta de opção, o pior desfecho é sempre uma gravidez não planejada com suas consequências desastrosas.

Simone Madeira

Ginecologista
Publicado em 23/05/2025 09:32

Compartilhe:

Anticoncepcionais — Foto: GETTY IMAGES

Ao longo da minha jornada atendendo mulheres, posso afirmar que algumas fazem de fato opções conscientes e seguras de si, enquanto outras vão, muitas vezes insatisfeitas, vivendo o medo de cada dia, empurrando o desgosto de não se sentirem seguras, seja por não usarem nenhum método anticoncepcional e contarem simplesmente com a sorte, seja por não tolerarem o desconforto e às vezes até os prejuízos de um método adotado por falta de outras escolhas.

Na falta de opção, o pior desfecho é sempre uma gravidez não planejada com suas consequências desastrosas. Mas a falta de opção pode significar o uso de um método pouco seguro como por exemplo o clássico “coito interrompido” ou a “tabela” em algumas situações, ou um método que, a depender da usuária, possa causar efeitos colaterais indesejáveis. Algumas mulheres se “aprisionam” dentro destes efeitos colaterais indesejáveis por acreditarem que não existe outra opção, ou que todas seriam semelhantes.

Esse jogo pode mudar muito quando se tem acesso à informação de qualidade!

Primeiro ponto: – O que é bom para sua amiga, pode não ser bom para você, porque os efeitos podem variar em diferentes pessoas.

Segundo ponto: – Existem diferentes métodos disponíveis, desde pílulas com diferentes doses e composições, até injetáveis, métodos de barreira, implantes anticoncepcionais, DIUs hormonais e DIUs não hormonais, que por si só já representam uma diferença enorme, até os métodos ditos definitivos. 

O DIU de cobre, à direita, e os hormonais, em imagem de arquivo — Foto: Ronaldo Gomes/EPTV

Na época de nossas avós, provavelmente elas teriam que se contentar com sucessivas gestações uma após a outra, ou contar com a sorte dos métodos pouco efetivos disponíveis.

Vivemos um tempo de enorme privilégio de inúmeras escolhas contraceptivas muito bem estudadas, que tem evoluído ao longo dos anos, fruto de muita ciência! Confesso que tenho um olhar apaixonado por todos os métodos anticoncepcionais disponíveis e sugiro que você faça o mesmo, abrindo seu coração e sua mente para escolher aquilo que melhor se apta a você, seu momento de vida e seu dia a dia.

Muitos métodos anticoncepcionais, ao contrário da ideia de serem “vilões com riscos potenciais”, carregam em si enormes benefícios à saúde, que se estendem muito além do simples efeito contraceptivo, tais como, redução de fluxo menstrual, tratamento de possível endometriose, tratamento da síndrome dos ovários policísticos, redução de TPM, regularização de ciclo, melhora da acne, diminuição do risco de alguns cânceres como de ovário e endométrio etc.

Se você está satisfeita com sua opção: Parabéns e seja feliz!

Se por algum motivo você está insatisfeita: Leia, se informe, converse e principalmente, peça a seu ginecologista que te ajude na busca de um bom método para que você se sinta bem, feliz e confiante de sua escolha! Tudo pode melhorar!

Dra. Simone MadeiraProfessora e Médica Ginecologista e Obstetra

Leia também: