
O artista visual piauiense João Elyo, 15 anos, será premiado na categoria “Artes Plásticas”, durante o evento Top Of Mind Awards International, em Londres, na Inglaterra. A premiação acontecerá dia 11 de outubro deste ano, promovido pela revista Fama Magazine.
Na premiação, João Elyo será o único brasileiro que receberá esta honraria. Ele também será o primeiro artista visual brasileiro com síndrome de Down a receber o prêmio na categoria de Artes Plásticas.
Começo na arte
Ao Portal ClubeNews, a mãe do artista, Elenilza Soares, contou que ele começou pintando nas paredes e piso de casa; e a família, ao invés de repreender, viu um futuro na arte.
“Ele começou a pintar em casa mesmo, nos objetos de casa, nas paredes, no piso. E hoje ele já pintou muitas telas, ele começou a pintar com oito anos, e já fez muitas exposições aqui no Brasil. Ele só evolui a cada dia”, ressaltou.
João Elyo tem dificuldades na fala; então, a arte surge como uma forma dele se comunicar com o resto do mundo, segundo Elenilza.
“A arte dele tem toda uma história. Porque faz parte da questão da acessibilidade, da inclusão social, que é para isso realmente que ele luta. Então é uma linguagem que ele utiliza para se comunicar com as pessoas”, declarou.