
A Casacor, maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo nas Américas, desembarcou no Piauí para sua segunda edição no último dia 15 de maio. Com o tema “Semear Sonhos”, o evento traz ambientes que exploram a imaginação e unem criatividade, estética e funcionalidade. Veja aqui as cinco principais tendências presentes na mostra e que prometem ganhar força em 2025:
1. Inox cromado ou escovado
Já presente em outras temporadas, o aço inox ganhou destaque na Casacor Piauí 2025. Ele saiu da cozinha, onde é mais aceito, e invadiu salas, dormitórios e banheiros. Seja cromado ou escovado, o inox foi utilizado de forma pontual no mobiliário ou como destaque do ambiente, a exemplo de uma cabeceira de cama revestida no material. É arriscado, mas, se bem utilizado, o material entrega um visual moderno e com muita personalidade.
2. Vidro incolor
Nos anos anteriores, vimos uma ascensão do vidro colorido, principalmente na tonalidade âmbar. Agora o vidro incolor/transparente é o protagonista da decoração em vasos e objetos amorfos. O material é aplicado também no mobiliário solto, com móveis inteiramente em vidro ou mesclado com outros, como madeira e aço inox. O resultado é minimalista e sofisticado.
3. Pedras naturais exóticas
Como contraponto ao minimalismo e sobriedade de outros materiais, as pedras utilizadas chamam a atenção no primeiro olhar. Entre as exóticas, como os quartzitos Fantastic Brown e Azulli e o mármore Estremoz Rosa, não há monotonia: a ordem é explorar novas (e inesperadas) combinações, surpreendendo os visitantes. São peças de personalidade e que agregam beleza ímpar a qualquer ambiente.
4. Tecido revestindo paredes e marcenaria
Os papéis de parede têxteis também marcam presença, surgindo não apenas nas paredes, mas também revestindo a marcenaria. Eles trazem textura ao ambiente com fibras de tecido natural, como o linho, ou até mesmo palha, sendo ponto de sofisticação nos ambientes internos, garantindo também sensação de conforto ao usuário.
5. Madeira escura
Por muito tempo, a madeira em tons claros dominou os interiores. E ainda continua em alta em 2025, afinal, é um material atemporal. Mas as madeiras escuras ganharam proeminência. Embora sejam mais associadas a ambientes tradicionais, a exemplo de escritórios, transmitem contemporaneidade e muita elegância quando contrastadas com cores vibrantes de obras de arte e materiais como vidro, inox e tecidos.
A mostra acontece na Avenida Senador Arêa Leão, 1459, zona leste de Teresina, e vai até 29 de junho de 2025.
Sávio Modesto – Arquiteto e Urbanista