22 de julho de 2025

Primeira deputada estadual do Piauí morre aos 97 anos

Josefina Ferreira Costa nasceu em São Raimundo Nonato (PI) e foi a primeira mulher a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 24/05/2025 09:06

Compartilhe:

Josefina Ferreira Costa (Foto: arquivo pessoal)

A primeira deputada do Piauí faleceu, neste sábado (24), aos 97 anos. Josefina Ferreira Costa nasceu em São Raimundo Nonato (PI) e foi a primeira mulher a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Ela faleceu durante a madrugada de hoje na residência onde morava na cidade de São João do Piauí. Josefina é viúva do ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Raimundo Vaz Costa Neto.

A ex-deputada deixa quatro filhos, entre eles a procuradora aposentada Shirley Ferreira Costa de Mendonça, e netos, como o advogado Raldir Cavalcante Bastos Neto, além de bisnetos.

ALEPI

Josefina foi eleita para a 7ª Legislatura, com 6.335 votos, pela Aliança Renovadora Nacional, antiga Arena, com mandato de 1971 a 1974. Ela também foi a segunda deputada eleita do Brasil.

O presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio, decretou luto pela morte de Josefina. “O Poder Legislativo do Piauí abraça seus familiares e amigos e decreta luto institucional de três dias”, citou em nota.

Severo comenta que “Josefina deixa um legado de luta como pioneira e exemplo de participação cidadã, pois mesmo após atingir a idade de voto não obrigatório, aos 89 anos compareceu ao cartório eleitoral pata realizar sua biometria”.

OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) também manifestou pesar. Josefina era avó da advogada Débora Maria Costa Mendonça de Araújo, esposa do presidente da OAB/PI, Raimundo de Araújo Silva Júnior. “Sua atuação foi marcada pela coragem, dignidade e compromisso com as causas públicas”, pontua em nota.

“Neste momento de dor, a OAB/PI se solidariza com os familiares e amigos, reafirmando o respeito à história de Dona Josefina e o reconhecimento por sua trajetória de pioneirismo, força e legado ao povo do Piauí”, finaliza a nota.

Leia também: