18 de julho de 2025

Agentes públicos contratavam empresa para desviar recursos, investiga PF

A PF afirmou que as irregularidades ocorreram entre 2021 e 2024

Alysson Camurça

Repórter
Publicado em 27/05/2025 10:16

Compartilhe:

Esquema de desvio de recursos públicos em município do Piauí é revelado pela PF (Foto: PF)

Um esquema de desvio de recursos públicos no município de Jardim do Mulato (PI) é investigado pela Polícia Federal (PF). Os investigados contratavam empresas privadas para desviar dinheiro.

Segundo a PF, a “Operação Conflictus”, deflagrada nesta terça-feira (27), apura os valores eram desviados do Fundo de Assistência e do Fundo de Participação dos Municípios.

Conforme a investigação, movimentações financeiras suspeitas envolvendo um núcleo empresarial e agentes públicos do município foram encontradas. O esquema possui indícios de corrupção e lavagem de dinheiro.

As apurações, de acordo com a PF, apontam que uma empresa contratada pelo poder público realizava transferências irregulares diretamente para o fiscal responsável pelos contratos com o município.

A PF afirmou que “as irregularidades ocorreram entre 2021 e 2024, envolvendo supostos crimes de desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa”.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação, Controladoria-Geral e a Secretaria de Cidadania e Assistência Social do município, porém não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Esquema de desvio de recursos públicos em município do Piauí é revelado pela PF (Foto: PF)

Leia também: