16 de setembro de 2025

Governo do Piauí decreta emergência zoossanitária por risco de infecção por gripe aviária

A medida considera o caso da infecção pelo vírus em um estabelecimento avícola comercial situado no município de Montenegro.
Repórter
Publicado em 27/05/2025 12:04

Compartilhe:

(Foto: divulgação/ UFPI)

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território do estado. Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, na segunda-feira (26), a medida visa conter contaminação pela Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP).

A medida considera o caso da infecção pelo vírus em um estabelecimento avícola comercial situado no município de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, o objetivo é renovar o último decreto de emergência zoossanitária instituído em outubro de 2024 e que encerrou neste mês de maio.

“Fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações necessárias para prevenção da ocorrência da IAAP e mitigação de eventuais efeitos decorrentes”, diz trecho do decreto.

Conforme o decreto, as medidas de monitoramento, as ações preventivas e a análise de riscos da IAAP contarão com a cooperação dos municípios e do setor privado, observados os princípios e diretrizes adotados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

O decreto entrou em vigor a partir da sua data de publicação e terá vigência de 180 dias.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: