
Um homem foi preso, nesta quarta-feira (28), suspeito de ameaçar e perseguir, por meio virtual, o delegado Tales Gomes, da Diretoria de Operações Especiais (DEOP), da Polícia Civil do Piauí.
A prisão foi realizada no bairro Santa Isabel, na zona Leste de Teresina, após mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Justiça.
Segundo as investigações da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), o suspeito criava perfis falsos nas redes sociais e utilizava as contas para divulgar fotos de policiais civis com legendas contendo ameaças. Além disso, ele enviava áudios com ofensas e intimidações por meio de mensagens diretas.
Segundo o delegado Humberto Mácola, em depoimento, o homem afirmou que seu objetivo era “chamar a atenção” do delegado Tales Gomes, por quem disse nutrir admiração. A DRCI apurou que ele usava diversas plataformas digitais para os ataques, que também atingiam familiares dos agentes.
A delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídios do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa, também pode ter sido alvo do suspeito, que pode ter usado um perfil falso para difamá-la. No entanto, a DRCI aguarda mais informações para confirmar essa situação.
O homem está sendo investigado pelos crimes de perseguição (stalking), calúnia, injúria e difamação. A ação foi autorizada pelo juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos.