
O Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu recomendação ao prefeito de Redenção do Gurgueia, Arlei Figueiredo Borges, para que nomeie os aprovados no último concurso público do município, realizado em 2024.
O certame teve as nomeações suspensas por decisão do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), mas a medida foi posteriormente revogada pela Corte.
A recomendação foi motivada por uma denúncia recebida pelo MP-PI, que apontou possíveis irregularidades no concurso. Entre elas, a participação de parentes do prefeito, do vice-prefeito e de membros da comissão organizadora, que figuraram na lista de classificados.
A banca responsável pelo certame, a Fundação Vale do Piauí (FUNVAP), chegou a publicar em seu site oficial o termo de exclusão de três candidatos. Posteriormente, o resultado foi republicado para os cargos de motorista categoria D, professor e odontólogo.
O documento foi assinado pela promotora de Justiça Mariana Perdigão Coutinho Gélio, da 2ª Promotoria de Bom Jesus. Ela considerou que não há impedimentos legais para a nomeação dos aprovados e recomendou ainda a exoneração de todos os servidores temporários e comissionados que ocupem cargos contemplados no edital.
Além disso, a promotoria orienta que o município se abstenha de realizar novas contratações para essas funções. A Prefeitura tem o prazo de três dias para se manifestar sobre o cumprimento da recomendação.