27 de julho de 2025

Fraude no INSS: Correios iniciam atendimento e idosos fazem fila em Teresina

As agências abrangem 66% dos municípios brasileiros e serão o único ponto de atendimento para esse tipo de queixa. Os postos do INSS não estão participando da ação.

Mayrla Torres

Repórter
Publicado em 30/05/2025 08:20

Compartilhe:

Fraude no INSS: Correios começam atendimento a aposentados e pensionistas nesta sexta (Foto: Anielle Brandão)

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a formar filas nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (30), em agências dos Correios de Teresina.

Serão divulgadas informações para evitar possíveis fraudes envolvendo associações e empréstimos não autorizados que têm afetado aposentados e pensionistas em todo o Brasil.

O atendimento presencial faz parte de uma ação em 5.033 unidades dos Correios em todo o país. As agências abrangem 66% dos municípios brasileiros e serão o único ponto de atendimento para esse tipo de queixa. Os postos do INSS não estão participando da ação.

Em Teresina, muitos idosos relatam que só perceberam os descontos meses ou até anos depois. É o caso de Maria das Dores, que identificou uma cobrança mensal sem origem conhecida.

“Dei conta de que tem dinheiro sendo descontado. Era pouco, mas foi por muito tempo. Recebi, estava com dois anos, na faixa de R$ 30,00. Eu tenho oito anos de aposentada, nunca fiz empréstimo, nunca fiz associação com nada. De repente, veio esse desconto que eu não entendi o porquê”, contou.

Maria ainda relatou ter procurado o banco, que a orientou a procurar o INSS. “Na época, o INSS disse que o problema era com o banco. Eu fiquei chateada e não fui mais procurar. Agora essa oportunidade veio para tentar resolver e tentar receber um pouquinho, mas esse pouquinho vale a pena porque o salário já é pouco. Esses 30 a 50 que tiram da gente é muito dinheiro”, desabafou.

Nas agências, os segurados poderão:

  • Verificar se houve desconto não autorizado;
  • Solicitar a contestação de cobranças;
  • Confirmar autorizações previamente dadas;
  • Acompanhar o andamento das contestações;
  • Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;
  • Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.

Leia também: