
Nesta sexta-feira (13), é comemorado o Dia de Santo Antônio, um santo de grande devoção popular. Além de casamenteiro é também considerado protetor dos pobres, doentes, viajantes e das coisas perdidas.
As festividades dedicadas ao divino duram 13 dias e são marcadas pelas orações e manifestações de devoção.
Em Floriano, no sul do Piauí, quem organiza os vários festejos da cidade é a Pia União Santo Antônio, uma associação religiosa criada para fortalecer a espiritualidade e desenvolver ações sociais.
“Fazemos muitos serviços sociais de ajuda, porque a maior virtude de Santo Antônio era que além de um grande pregador e evangelista, ele ajudava os pobres”, explica Rita de Cássia, devota do santo
Após a missa acontecem as quermesses, que são festas realizadas pelas igrejas organizadoras do evento, onde são arrecadados os fundos para as ações sociais. O mesmo em Campo Maior, onde o Santo Antônio é padroeiro da cidade e acontece um dos maiores festivais do Nordeste.

Histórias marcantes
Carla Maria foi a missa agradecer o milagre do filho que sofreu um acidente e teve um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) há dois anos. Apesar de ter ficado debilitado por um tempo, hoje ele está se recuperando.
“Eu vim agradecer a saúde do meu filho, que tem um tempo que sofreu um acidente e vem se recuperando”, relatou Carla Maria.

Já Antônio viajou por 8 horas do Ceara até o Piauí para festejar o santo, que leva o nome dele devido a uma lenda que os mais antigos contavam: que toda criança que nasce com o cordão umbilical enrolado no pescoço deveria levar o nome do divino.
“Todas as crianças que nascem nessa posição, tem que se chamar Antônio. E eu nasci assim” explica Antônio.

Ano passado a Franciele e o Luís Brendo amarram uma fitinha no mastro de santo Antônio pedindo um amor para ambos e o santo resolveu atender.
“Todo ano eu pedia, e esse ano deu certo, com tanta gente na fila, Santo Antônio esse ano resolveu me ajudar, ele me trouxe meu amor, e eu vim aqui para agradecer”, frisa Franciele. “Eu tenho várias fotos abraçadas nesse pau de santo Antônio”, contou Luís.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
