
O Piauí tem o terceiro maior indicador do Nordeste de pessoas de 25 anos ou mais com nível superior, um total de 15,3% piauienses. O estado fica atrás somente do Rio Grande do Norte (17,5%) e Sergipe (15,4%). Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), referentes ao ano de 2024.
No entanto, apesar do bom posicionamento regional, a pesquisa apontou que pessoas de cor preta e parda apresentam uma menor proporção de graduação em nível superior que as de cor branca. Segundo o levantamento, um número de 216 mil pessoas pretas ou pardas de 25 anos ou mais possuíam diploma, o que representava 12,9% do total.
Por sua vez, um total de 105 mil pessoas, o que representava 25,1% das pessoas brancas, possuíam nível superior, praticamente o dobro da proporção observada entre a população preta e parda no estado.
Abaixo da média nacional
Em dados nacionais, um total de 20,5% da população de 25 anos ou mais de idade possuía diploma, 5,2 pontos percentuais acima do Piauí (15,3%).
Entre os maiores indicadores estão: Distrito Federal (38,9%), São Paulo (25,9%) e Rio de Janeiro (25,5%). Já os menores ficaram com: Maranhão (12,5%), Bahia (13,6%) e Ceará (13,9%). Conforme a tabela divulgada pelo IBGE, o Piauí é o sétimo estado com menor índice.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!