5 de outubro de 2025

Alepi aprova criação de duas novas secretarias; oposição critica mudanças

A medida altera ainda o nome da Secretaria de Assistência Social (Sasc) para Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Repórter
Publicado em 17/06/2025 18:26

Compartilhe:

Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

Os deputados estaduais aprovaram, no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o projeto de lei do Governo que autoriza a criação da Secretaria do Trabalho e Emprego e transforma a Coordenadoria de Comunicação em Secretaria. A votação ocorreu durante a sessão desta terça-feira (17), com 19 votos favoráveis e 2 contrários.

A proposta altera ainda a nomenclatura da atual Secretaria de Assistência Social (Sasc), que passará a se chamar Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Os deputados Gustavo Neiva e Aldo Gil, ambos do Progressistas e integrantes da oposição ao governador Rafael Fonteles (PT), foram os únicos parlamentares a votarem contra o projeto. Eles criticaram a ampliação da estrutura administrativa e apontaram impactos financeiros negativos.

“Já estamos com a máquina muito inchada. São muitas secretarias que fazem praticamente a mesma coisa. Tem que enxugar a máquina, conter despesas. O governo cria secretarias e, ao mesmo tempo, aumenta impostos. Acaba de instituir taxa para água subterrânea. É o momento de reduzir gastos, que custam caro para a sociedade piauiense”, afirmou Gustavo Neiva.

Minirreforma

A ação faz parte da ‘minirreforma administrativa’ do chefe do Executivo estadual, incluída na Mensagem de nº 51 à Alepi. No documento, Fonteles frisa que o objetivo é “adaptar a estrutura pública ao modelo de gestão previsto no Plano de Governo, além de buscar conciliar as pastas estaduais com o modelo federal”.

Ao Portal ClubeNews, Rafael Fonteles explicou que a intenção é alinhar às ações do Governo Federal, que possui a mesma nomenclatura para o setor de empregabilidade.

“É um desmembramento para adequar ao ministério do presidente Lula. Nós temos o Ministério do Trabalho e Emprego. Teremos agora a Secretaria do Trabalho e Emprego para aumentar a quantidade de cursos profissionalizantes, utilizando recursos estaduais e federais em todo o estado do Piauí”, pontuou.

Agora o projeto retorna ao Karnak para sanção do governador.

Leia Mais:

Rafael vai recriar Secom e duas novas secretarias

Minirreforma administrativa de Rafael Fonteles chega à Alepi com criação de duas secretarias

Rafael Fonteles diz que criação de nova secretaria vai garantir maior alinhamento com o Governo Lula


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: