Thalysson Santiago Campelo, conhecido como ‘Japa’, foi preso nesta quarta-feira na cidade de Parnaíba, no Litoral do Piauí. A prisão foi realizada pela Divisão de Tráfico de Parnaíba, com apoio da Diretoria de Inteligência (DIPC).
O investigado era considerado foragido desde setembro de 2024, quando foi deflagrada a Operação Turismo Criminoso, que desarticulou uma organização criminosa responsável por diversas fraudes envolvendo emplacamentos de veículos com documentação falsa, transferências ilegais de propriedade, obtenção de financiamentos bancários fraudulentos, entre outros delitos.
Durante a deflagração da operação à época, um dos integrantes da organização, ao reagir à abordagem policial na cidade de Santa Luzia do Paruá/MA, foi responsável pela morte do policial civil Marcelo Soares, de 42 anos.
Conforme a polícia, a organização criminosa utilizava pessoas de baixa renda, conhecidas como “laranjas”, para registrar veículos junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) com o uso de notas fiscais falsas. Além disso, os “laranjas” eram aliciados para abertura de contas bancárias destinadas à movimentação e ocultação dos recursos ilícitos obtidos a partir das fraudes.
O foragido também foi alvo da Operação Bazófia, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2024, que desarticulou um esquema criminoso especializado em fraudes relacionadas ao Auxílio Emergencial e a operações bancárias eletrônicas contra a Caixa Econômica Federal.
Leia também:
Assassino do policial piauiense era CAC e portava pistola registrada
Grupo fazia “turismo criminoso” pelos DETRANs, diz delegado
PF descobre ‘call center’ do crime e apreende chips usados em golpes