
Uma fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) resultou na apreensão de mais de 50 toneladas de agrotóxico vencidos e na aplicação de notificações a fabricantes e distribuidores em Bom Jesus. Ações foram realizadas entre fevereiro e junho de 2025 em comércios da região.
A Unidade de Sanidade Vegeta (USAV) da Adapi notificou oito fabricantes e distribuidores para o recolhimento dos produtos vencidos. Dessas notificações, cinco empresas realizaram a retirada, somando 370 kg e 4.864 litros.
Também foram lavrados sete autos de interdição, totalizando 50.500 kg e 5.094 litros de agrotóxicos considerados impróprios para uso, em virtude de estarem vencidos. Além disso, foram registrados cinco autos de desinterdição, abrangendo 375 kg e 4.764 litros, após a regularização das pendências.
Durante o período, a fiscalização também alcançou 11 estabelecimentos comerciais que atuam no comércio de agrotóxicos, seis estabelecimentos foram notificados para regularizar o controle de estoque e as condições de infraestrutura de seus depósitos.
A operação está fundamentada na Lei Estadual nº 5.626/2006 e no Decreto Estadual nº 14.576/2011, assegurando o cumprimento das normas que regulamentam o comércio, armazenamento e uso de agrotóxicos no estado do Piauí.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!