27 de agosto de 2025

“Somos candidatos naturais a termos protagonismo na mudança energética”, diz Rafael Fonteles

Atualmente, segundo o governador, 99,75% do consumo elétrico do estado é proveniente de fontes renováveis

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 23/06/2025 13:55

Compartilhe:

Governador Rafael Fonteles (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) afirmou que o Piauí assumiu protagonismo nacional em relação ao uso de energias limpas em sua matriz energética e que a produção de hidrogênio verde – mais uma opção de energia renovável – deverá ser iniciada em solo piauiense no ano de 2028.

Atualmente, segundo o governador, 99,75% do consumo elétrico do estado é proveniente de fontes renováveis, como os sistemas de energias eólica e solar. O foco é desestimular o uso do carvão e do petróleo, que possuem altos níveis de poluição, substituindo por sistemas mais sustentáveis.

Em entrevista à TV Clube, nesta segunda-feira (23), Rafael Fonteles pontuou que o principal entrave para dar celeridade à transição energética mundial é a insistência de países do Oriente Médio no uso do petróleo e a sua perpetuação por mais tempo.

“Nós somos candidatos naturais a termos protagonismo nessa mudança energética. Plantamos a semente agora com esses projetos que nós já anunciamos, é um projeto de longo prazo. São três anos de execução”, declarou.

Porto Piauí

A produção de hidrogênio verde, que acontece a partir da quebra das moléculas da água para a posterior transformação em energia, deverá acontecer no Porto Piauí, localizado na cidade litorânea de Luís Correia (PI). O processo, no entanto, está previsto para ocorrer somente em 2028. As cargas passarão pela Zona de Processamento (ZPE), localizada em Parnaíba.

“A gente sempre falou que 2028 seria o ano em que teríamos o início da produção. Foi aprovado no conselho das ZPEs, que aprovou o investimento da empresa Solatio, e a previsão de obras é de três anos. O mais importante é que a gente tenha no Piauí mais abundância no consumo, que cada vez mais siderúrgicas do planeta troquem o carvão pelo hidrogênio”, disse.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: