Patrimônio cultural e imaterial do Piauí, o Bumba Meu Boi é uma festa folclórica tradicional do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. A celebração reúne dança, música, teatro e religiosidade, com influências do catolicismo, do candomblé e de crenças indígenas.
A lenda gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Em Teresina, um grupo com mais de 50 integrantes se reúne no bairro São Francisco, na zona Norte da cidade, para celebrar essa manifestação folclórica brasileira, que já é mantida pelo grupo há 39 anos.
Jéssica Thais Oliveira, coordenadora do Boi, relata os desafios para manter o grupo ativo: “O grupo passou sete anos parado e lutamos muito para que ele fosse retomado.”
Francisco das Chagas, conhecido como “Chicão do Boi”, é um dos membros mais antigos do grupo, fundado em 1986. Em entrevista à TV Clube, ele contou como tudo começou.
“Começou como Boi das Latas, lá no Buenos Aires, depois passou a se chamar Boi Mirim, então passamos para o Boi adulto.”
O Batizado do Boi simboliza o início da temporada de apresentações do Bumba Meu Boi, que se estende até o dia 26 de julho. A celebração é um ritual importante das festas juninas, no qual os grupos recebem a bênção do santo para iniciar as apresentações públicas.