Mayrla Torres e Eric Souza/TV Clube
mayrlatorres@tvclube.com.br
Catadores de materiais recicláveis bloquearam, na manhã desta sexta-feira (4), a entrada do aterro sanitário de Teresina, após o anúncio do fechamento parcial do local.
A via de acesso está fechada desde as 6h30 e caminhões coletores foram impedidos de entrar. O lixo está sendo deixado do lado de fora do aterro. A entrada foi liberada por volta de 12h.
Os manifestantes alegam que não foram consultados pela Prefeitura de Teresina antes da interdição e reclamam que a medida compromete a principal fonte de renda deles.
Segundo os catadores, o lixo doméstico, que concentra a maioria dos materiais recicláveis, passará a ser destinado a aterros privados.
“Nem todos que estão aqui recebem benefícios [sociais], todo o nosso sustento nós tiramos daqui. Ele diz que vai desativar sem antes saber da nossa condição, tem que dar condição para a gente trabalhar”, comentou Wanderson Almeida, representante dos catadores.
A Prefeitura de Teresina informou que, a partir de agora, apenas resíduos da varrição e capina da cidade serão despejados no local. Conforme o prefeito Silvio Mendes, a decisão visa afastar catadores não cadastrados.
MORTE NO LOCAL
A interdição parcial acontece 11 dias após a morte de David Kauan, de 12 anos, que foi atropelado por um trator enquanto dormia no aterro. O caso está sendo investigado.
REUNIÃO COM GESTORES
Os vereadores da Câmara de Teresina se reuniram na manhã desta sexta-feira (4) com o prefeito Silvio Mendes (União Brasil) para discutir a situação do aterro sanitário. O encontro aconteceu no Palácio da Cidade a portas fechadas e serviu para definir novas ações no local para impedir novos acidentes.
Nesta semana, uma comitiva de parlamentares realizou uma visita in loco fiscalizar as atividades do espaço. Na manhã de quinta-feira (3), os secretários de Planejamento, Marco Antônio Ayres; Comunicação, Ellyo Teixeira; e o presidente da Eturb, Vicente Moreira, visitaram o aterro sanitário a fim de elaborar um relatório da atual situação encaminhá-lo ao prefeito Silvio Mendes.