4 de julho de 2025

Exoneração de Charles da Silveira é publicada no Diário Oficial; Silvio Mendes faz mudanças na FMS

O documento consta que a exoneração aconteceu a pedido do próprio titular.

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado há 5 horas

Compartilhe:

Charles da Silveira (Foto: arquivo ClubeNews)

A exoneração do professor Charles da Silveira, da presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi oficializada em decreto publicado na edição de quinta-feira (3) do Diário Oficial do Município (DOM). O documento consta que a exoneração aconteceu a pedido do próprio titular.

Com a mudança no comando, o odontólogo Francisco Pádua – funcionário de carreira da FMS – foi nomeado para exercer a função de presidente de forma interina. Ele ocupava o cargo de diretor executivo da pasta e assumiu o posto no primeiro pedido de exoneração de Charles da Silveira.

Para o cargo de diretor executivo, o prefeito Silvio Mendes nomeou Kledson Augusto Morais Batista. Conforme o decreto, ele também executará a função de forma interina até a indicação de um nome titular.

Pedido de exoneração

Charles da Silveira deixou a presidência da FMS na quarta-feira (2) alegando quebra de hierarquização no comando fundação e divergências internas com o prefeito Silvio Mendes. O agora ex-secretário afirmou que decisões administrativas estavam sendo tomadas sem o seu consentimento.

“O que estava acontecendo? Tinha os gerentes e chefes de unidades de hospitais, que estavam sendo chamados para que adotassem procedimentos administrativos sem que eu tomasse conhecimento. Eu não vou ser leviano e nem irresponsável para conduzir um processo e uma instituição, que tem quase 10 mil pessoas, permitindo que algumas situações aconteçam sem o meu conhecimento”, pontuou Charles da Silveira em entrevista à TV Clube, na quinta-feira (3).

Emoção

Sem revelar os bastidores do encontro com Charles, Silvio Mendes disse que prevaleceu a “emoção” durante a conversa. O prefeito se referiu ao ex-secretário como “homem experiente” e de “muitas virtudes”.

“Não foi uma boa notícia, mas, de acordo com os fatos, a gente administra e faz o que tem que ser feito. Nós trabalhamos juntos por aproximadamente 20 anos, nós nos conhecemos bem. Ele é um homem experiente, de muitas virtudes e foi um episódio de ser levado pela emoção. Em gestão pública, a gente tem que dominar a emoção”, contou Silvio Mendes em entrevista à TV Clube, na quinta-feira (3).

LEIA TAMBÉM:

Não vou ser leviano e permitir que situações aconteçam sem meu conhecimento, diz Charles da Silveira ao deixar FMS

Silvio Mendes lamenta saída de Charles da Silveira e reforça que FMS é subordinada à Prefeitura

Leia também: