
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta sexta-feira (4) mais de 1,3 tonelada de pescado impróprio para o consumo humano na BR-343, em Piripiri, no Norte do Piauí. O material estaria sendo transportado de maneira irregular.
De acordo com a PRF, duas ocorrências foram registradas envolvendo veículos de transporte coletivo interestadual que tinham saído de Parnaíba-PI com destino a Brasília-DF.
Na primeira abordagem foram constatadas de 250 a 300 kg de camarão e patas de caranguejo acondicionados de forma inadequada. O material estava armazenado sem refrigeração e não havia documentação sanitária.
O segundo ônibus levava cerca de 1 tonelada de pescado, incluindo camarão e manjuba, também sem cumprir as exigências de higiene e conservação, além da documentação obrigatória para o transporte desse tipo de alimento.
Conforme a polícia, a ausência de certificação de origem e de controle da temperatura adequada oferecem um risco direto à saúde pública.
Os motoristas foram escoltados a Teresina para a carga ser entregue à Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). O material deve ser descartado e os condutores ficarão à disposição do Ministério Público do Piauí (MP-PI).