Representantes da Prefeitura de Teresina se reuniram com os catadores de materiais recicláveis, na manhã desta segunda-feira (7), para tratar sobre a interdição parcial do aterro sanitário. Os trabalhadores fizeram um protesto no local, na sexta-feira (4), contra as novas medidas do Palácio da Cidade.
Em entrevista ao Portal ClubeNews, o coordenador de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Miranda Neto, afirmou que o impasse foi solucionado e que os catadores foram favoráveis à proposta do Município.
“O aterro passa por um trabalho de estudo ambiental. Até lá, a gente vai regular algumas atividades e situações. A gente agradece. Eles se manifestaram dizendo que não vão ter mais crianças, não vão ter mais menores. Tudo está se encaminhando para que a gente tenha um bom senso”, disse.
O prefeito Silvio Mendes (União Brasil) esteve com os vereadores de Teresina, na quinta-feira (3), para tratar sobre mudanças na logística de funcionamento do aterro. Um dos pontos tratado foi a proibição de acesso de menores de idade ao local, além da instalação de uma cerca.
Segundo Miranda Neto, o principal intuito da reunião foi esclarecer possíveis ruídos nas informações das novas medidas para com os catadores.
“O nosso pape é dialogar. Eles também precisam entender que toda mudança causa um transtorno. Não é nada do que estão dizendo na mídia. Estamos fazendo algumas alterações para melhorar o serviço do aterro”, pontuou.
Participaram da reunião Guarda Civil Municipal (GCM), a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), a Coodenadoria de Comunicação(Ccom) e a Semcaspi.
A previsão é que as novas sejam incluídas no processo licitatório, que entrarão em vigor mediante a contratação de uma empresa para a gestão do setor lixo em Teresina.
“Eles vão continuar lá até o término da licença ambiental. Hoje, a Prefeitura se preocupa com esses que vivem lá, mas a prefeitura está dialogando e vai todo mundo entrar em um consenso. Não há problemas. Não é preciso as pessoas criarem fatos”, concluiu.
LEIA TAMBÉM:
Exclusivo: Silvio Mendes anuncia fechamento parcial do lixão em Teresina
Comitiva de vereadores vistoria aterro sanitário de Teresina após morte de adolescente
Menino de 12 anos morre atropelado por trator em aterro sanitário de Teresina