12 de julho de 2025

Vereador do Piauí acusado de estuprar menores de idade tem salário suspenso

As vítimas eram irmãs e o parlamentar tinha um relacionamento com uma delas.

Letícia Lima

Estagiária
Publicado há 3 dias

Compartilhe:

Vereador suspeito de abuso de vulnerável tem salário suspenso (Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Bom Princípio suspendeu o pagamento do salário do vereador Jacinto Costa Moraes (MDB), preso preventivamente desde maio. Ele é acusado de estuprar duas irmãs, que tinham 12 e 13 anos à época dos crimes. Segundo as investigações, o parlamentar mantinha um relacionamento com uma das vítimas.

A presidente da Câmara, Maria Nóelia, informou que o pagamento permanecerá suspenso enquanto ele estiver afastado do cargo por decisão judicial.

A investigação sobre os abusos sexuais cometidos contra as adolescentes começou em 2021. De acordo com o delegado Herbert Santos, as vítimas negaram os abusos inicialmente por estarem sendo coagidas pelo investigado, o que levou ao arquivamento temporário do inquérito.

Um diário escrito por uma das vítimas ajudou a reunir novas provas. “Conseguimos extrair evidências desse diário, mas não podemos divulgar detalhes por conta do sigilo da investigação”, afirmou o delegado.

O pedido de prisão preventiva foi feito pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) e aceito pela Justiça. Jacinto foi preso no dia 19 de maio, em sua residência, em Parnaíba. Dois dias depois, passou por audiência de custódia e foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Durante a operação, os celulares do vereador e da atual companheira, de 17 anos, foram apreendidos. Ele também é acusado de tentar influenciar o depoimento das vítimas e de usar sua função pública para constrangê-las ou desqualificar os relatos.

Leia também: