12 de julho de 2025

Vídeo mostra baratas passeando pela UPA do Satélite e sindicato denuncia insalubridade

A FMS informou que apenas um dos repousos dos profissionais apresentava armários antigos e danificados, os quais acabaram se tornando foco de baratas devido ao armazenamento de alimentos por parte dos próprios servidores.

Catarina Costa

Gerente de Web
Publicado há 3 dias

Compartilhe:

Um vídeo mostra baratas dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Satélite, zona Leste de Teresina. O registro foi feito dentro do repouso dos profissionais de saúde.

No mesmo local, colchões rasgados são usados pelos trabalhadores. Eles também denunciam que os pertences pessoais estão sendo colocados em sacos plásticos e jogados no pátio da UPA.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que apenas um dos repousos dos profissionais apresentava armários antigos e danificados, os quais acabaram se tornando foco de baratas devido ao armazenamento de alimentos por parte dos próprios servidores. E que o local passou por dedetização. Confira a nota na íntegra no final da matéria!

Colchões rasgados na UPA, em Teresina (Foto: Senatepi)

Diante das denúncias, o Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Senatepi) acionou a assessoria jurídica para tomar as devidas providências.

“Os servidores não têm mais acesso a um simples armário para guardar os seus pertences durante o plantão. Uma humilhação sem justificativa. Os objetos foram colocados em sacos plásticos e jogados no pátio da UPA”, afirmou o presidente presidente do Senatepi, Erick Riccely.

Profissionais de saúde guardam pertences em sacos plásticos (Foto: Colchões rasgados na UPA (Foto: Senatepi)

Segundo o sindicato, faltam também remédios e insumos básicos para que o trabalhador possa prestar a assistência necessária ao paciente.

Nota de Esclarecimento

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que, na UPA do Satélite, apenas um dos repousos dos profissionais apresentava armários antigos e danificados, os quais acabaram se tornando foco de baratas devido ao armazenamento de alimentos por parte dos próprios servidores.

Imediatamente após a identificação do problema, foi realizada limpeza completa e dedetização do local. Os armários foram retirados temporariamente para reforma e pintura, e serão recolocados assim que estiverem prontos. Enquanto isso, há bancadas e suportes disponíveis para que os servidores guardem seus pertences. A recomendação da direção é para que os objetos pessoais não sejam deixados diretamente no chão, preservando a organização e as condições sanitárias do ambiente.

A FMS reforça que não há registros de assédio moral na unidade. A direção preza por manter um ambiente profissional saudável, oferece condições adequadas de trabalho, tratando os servidores com respeito e cordialidade, e cobra que todos mantenham o compromisso com um atendimento humanizado e de qualidade à população.

Quanto ao colchão rasgado mencionado, trata-se de um caso isolado. A maioria dos colchões está em bom estado de uso, e aquele que apresentou dano será reformado em breve.

Leia também: