12 de julho de 2025

Terceirizados denunciam atraso de salários na UFPI; instituição responsabiliza empresa contratada

Uma fonte afirmou que o problema persiste há vários meses.

Lays Viana

Repórter
Publicado há 1 dia

Compartilhe:

Prédio da UFPI em Teresina (Foto: Portal ClubeNews)

Trabalhadores terceirizados que atuam na área de serviços gerais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) denunciaram ao Portal ClubeNews que estão há meses sem receber o salário.

Uma fonte ouvida, que preferiu não se identificar, afirmou que a situação está gerando transtornos financeiros aos servidores afetados. “Está um caos e as pessoas estão passando necessidades por não receberem por seus trabalhos”, disse.

Em nota, a UFPI informou que a empresa contratada para a atividade está descumprindo as obrigações quanto ao pagamento dos servidores e auxílio-alimentação da categoria há vários meses.

Para amenizar o problema, a universidade estaria efetuando os pagamentos dos benefícios de maneira emergencial desde setembro do ano passado, o que tem resultado em atraso devido às exigências legais.

Ainda de acordo com a UFPI, a situação foi agravada quando a empresa suspendeu o fornecimento do vale-transporte, o único benefício que era pago regularmente.

Entre as medidas adotadas estão a realização de um novo processo de contratação para substituir a empresa, cuja conclusão é para o próximo mês de agosto.

Confira a nota da UFPI:

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que a empresa contratada por meio do Contrato nº 41/2020 vem, há vários meses, descumprindo obrigações contratuais, especialmente quanto ao pagamento de salários e do auxílio-alimentação aos trabalhadores terceirizados.

Para mitigar os prejuízos, a UFPI tem realizado desde setembro de 2024, de forma emergencial e excepcional, os pagamentos desses benefícios, seguindo os trâmites e prazos legais. No entanto, os repasses têm sofrido atrasos devido às exigências legais da execução direta.

Neste mês, a situação se agravou com o não fornecimento do vale-transporte, até então a única obrigação que vinha sendo cumprida pela empresa. A UFPI está tomando providências para resolver essa nova pendência e evitar maiores prejuízos aos trabalhadores.

Medidas administrativas e jurídicas já estão em andamento para proteger o interesse público e garantir os direitos dos profissionais afetados. Paralelamente, está em curso um novo processo de contratação para substituição da empresa, com previsão de conclusão no próximo mês.

A UFPI manifesta solidariedade aos trabalhadores afetados e reafirma seu compromisso com a resolução do problema o mais breve possível.

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias