A nova presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Leopoldina Cipriano, afirmou que vai iniciar a gestão com um diagnóstico completo sobre a situação financeira da instituição.
Segundo Cipriano, há um grande volume de dívidas com fornecedores e, por isso, a prioridade é entender a dimensão desses débitos, além de evitar a falta de insumos nas unidades de saúde.
“Vamos fazer um levantamento. A gente sabe dos desafios que o Financeiro tem passado em Teresina, mas precisamos primeiro ter conhecimento da real situação. Tem um débito muito grande. Vamos dialogar com esses fornecedores, buscar parcelar esses débitos, porque são da Prefeitura de Teresina”, disse.
Leopoldina afirmou que vai se reunir com a equipe técnica da Fundação e pedir um relatório detalhado das contas para conhecer quais problemas precisam ser solucionados de imediato.
“A gente precisa conhecer realmente quais são os débitos, quanto ficou nas contas, para que a gente possa estar quitando essas pendências. Tem o déficit, tem vários compromissos que precisam ser honrados, mas eu preciso saber se há recursos nas contas”, afirmou.
Além do diagnóstico financeiro, Leopoldina disse que vai começar a visitar unidades básicas de saúde e hospitais da capital para entender a realidade dos atendimentos e a prioridade.
Ela também destacou que o foco neste momento é garantir o atendimento imediato da população, mesmo diante das dificuldades herdadas. “O momento agora é de me preocupar com o fazer hoje, com pagar hoje, para garantir que não faltem insumos, mas claro, sem deixar de lado o débito que existe”, disse.
Leopoldina Cipriano é enfermeira e foi indicada ao cargo pelo prefeito Silvio Mendes (União Brasil). Atualmente, também preside o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI). Ela substitui Charles da Silveira, que pediu exoneração em julho.
LEIA MAIS
Leopoldina Cipriano é a nova presidente da Fundação Municipal de Saúde em Teresina
Exoneração de Charles da Silveira é publicada no Diário Oficial; Silvio Mendes faz mudanças na FMS