
O governador Rafael Fonteles (PT-PI) destacou que o entrave na exportação de 95 toneladas de mel do Piauí aos Estados Unidos, após anúncio das novas sanções econômicas de Donald Trump ao Brasil, é uma consequência da “atitude lamentável do presidente americano”.
A carga foi liberada do Porto Pecém, no Ceará, na noite de domingo (13), após negociação dos empresários do Piauí com os clientes americanos. Os produtos estavam prontos para embarcar, na semana passada, rumo aos Estados Unidos, mas os clientes americanos solicitaram à Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro (Casa Apis) para não finalizar o envio aos país devido à tarifação de 50% sobre os produtos brasileiros.
Em entrevista à imprensa, na manhã de hoje (14), Rafael Fonteles disse que a confia na diplomacia do Governo brasileiro para remediar a situação e continuou afirmando que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), saberá conduzir as negociações.
“Nós confiamos na condução do presidente Lula. Claro que é lamentável a atitude do presidente americano, ainda mais a fundamentação que ele coloca para isso. É algo realmente que não leva a nada. O presidente Lula com toda a diplomacia, mas com a firmeza de defender a soberania, saberá conduzir muito bem em prol do povo brasileiro”, pontuou.
A nova taxa passa a valer oficialmente a partir de agosto de 2025, mas Rafael Fonteles expôs a preocupação diante do cenário de dificuldade para exportação das mercadorias produzidas em solo estadual. O Chefe do Palácio de Karnak afirmou que o governo norte-americano precisa ter maiores “racionalidade e lucidez” em suas determinações.
“Quando vem o presidente americano com esse tipo de tarifa, é ruim para o povo americano, que vai sofrer com o aumento de preços, mas também prejudica os outros países. Então, esperamos que a diplomacia prevaleça e sobretudo a racionalidade e a lucidez para os nossos povos”, concluiu.
Carga liberada
A Casa Apis, segundo o presidente-geral Sitônio Dantas, possui um contrato com empresas dos Estados Unidos no período de janeiro a dezembro de 2025, com previsão de exportar 2 mil toneladas de mel somente neste ano. Até o mês de junho, cerca de 1 mil tonelada já foi enviada ao país norte-americano.
A preocupação de Sitônio Dantas é com a possibilidade de manutenção das tarifas, já que pode afetar na cadeia produtiva do estado.
“O embarque foi cancelado, mas graças a Deus recebemos a notícia de que ontem à noite foi liberado. Esses cinco contêineres já foram liberados. Essa é a boa notícia. Agora, é esperar o dia 1° de agosto para a gente ver como fica essa situação. Se a tarifa for extinta, é vida que continua. Se caso permanecer, é inviável para quase todos os negócios”, disse.
LEIA MAIS:
Exportação de 95 toneladas de mel é suspensa após anúncio de taxação por Trump
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!