18 de julho de 2025

Apenas 8% dos moradores de Cajueiro da Praia têm acesso à água encanada, aponta TCE-PI

Os dados foram divulgados na terça-feira (15), durante uma reunião na Câmara Municipal de Cajueiro da Praia, após fiscalização in loco de uma equipe do TCE na sede da prefeitura da cidade

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado há 2 dias

Compartilhe:

Cajueiro da Praia (Foto: TV Clube)

Apenas 8,15% dos habitantes de Cajueiro da Praia, cidade localizada no Norte do Piauí, têm acesso à rede de abastecimento de água, apontou um levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O município é um dos destinos mais procurados nos mês das férias por conta da Praia de Barra Grande, um dos roteiros turísticos do estado.

Os dados foram divulgados na terça-feira (15), durante uma reunião na Câmara Municipal de Cajueiro da Praia, após fiscalização in loco de uma equipe do TCE na sede da prefeitura da cidade. A ação teve como foco principal coletar informações sobre a oferta dos serviços públicos de saneamento.

Conforme o TCE-PI, foi constatado que somente 38% dos domicílios estão em vias pavimentadas e que 30% das residências estão em vias com calçadas. Além disso, 1,59% dos domicílios em vias com algum tipo de calçamento possui bueiros de drenagem.

“Cajueiro é um município de recente emancipação e que detém obrigações ambientais significativas. Experimenta uma expansão da atividade turística desde 2019 e possui instrumentos normativos da política urbana, ainda que desatualizados”, disse Bruno Cavalcanti, diretor de Fiscalização de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do TCE-PI.

Entre os achados no trabalho de fiscalização, estão:

  • Fragilidades na arrecadação do IPTU e ITBI, comprometidas pela ausência de cadastro imobiliário consolidado, informalidade fundiária e ocupação de áreas da União;
  • As receitas próprias representam parcela reduzida da receita corrente, indicando dependência de transferências e baixa autonomia financeira;
  • Apenas 8,15% dos moradores têm acesso à Rede de Abastecimento de Água;
  • Praticamente nenhum dos moradores utilizam rede de esgotamento sanitário;
  • Apenas 1,59% dos domicílios em vias tem bueiros de drenagem;
  • Cerca de 70,7% dos moradores têm coleta de lixo domiciliar e não há a cobrança efetiva do serviço;
  • Apenas 38% dos domicílios estão em vias pavimentadas;
  • Apenas 30% dos domicílios estão em vias com calçadas, havendo comprometimento da acessibilidade.

O Portal ClubeNews entrou em contato com a Microrregião de Água e Esgoto do Estado do Piauí (MRAe), que é a entidade responsável por regionalizar a gestão dos serviços de saneamento básico no estado.

Em nota, o órgão explicou que desde o mês passado os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Cajueiro da Praia ficaram a cargo da empresa Águas do Piauí. Entre as metas assumidas estão a instalação de bombas com equipamentos reservas, a recuperação e a perfuração de poços e a ampliação das redes de distribuição.

Confira a nota:

A Microrregião de Água e Esgoto do Estado do Piauí (MRAE) informa que, desde o mês de junho, os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Cajueiro da Praia passaram a ser operados pela empresa Águas do Piauí, vencedora do processo de concessão realizado pelo Estado.

Entre os investimentos previstos para o município, estão a instalação de bombas com equipamentos reservas, a limpeza e recuperação de poços existentes ou perfuração de novas estruturas, além da ampliação das redes de distribuição e a realização de intervenções emergenciais específicas, conforme as necessidades identificadas.

De acordo com o contrato de concessão, a concessionária tem o prazo de até um ano, a partir do fim da fase de transição, para apresentar o plano de investimentos detalhado para o município.

A medida integra o plano de reestruturação e ampliação do acesso ao saneamento básico em todo o território piauiense, com foco na eficiência, universalização e na garantia da qualidade do fornecimento de água e do tratamento de esgoto.

Leia também: