18 de julho de 2025

Corrente registra a menor temperatura do Piauí em 2025

Apesar do frio na cidade, que fica a 829 km de Teresina, o Piauí enfrenta uma das fases mais secas do ano.

Letícia Lima

Estagiária
Publicado há 2 dias

Compartilhe:

Corrente (Foto: Janleque Miranda/ Prefeitura de Corrente)

O município de Corrente registrou, nesta quarta-feira (16), a menor temperatura do estado em 2025: 13,1 °C. Apesar do frio na cidade, que fica a 829 km de Teresina, o Piauí enfrenta uma das fases mais secas do ano.

Segundo a climatologista Sara Cardoso, cerca de 190 municípios piauienses estão sob alerta devido à baixa umidade do ar. O fenômeno, segundo ela, é causado pela atuação de massas de ar frias e secas no território piauiense, o que inibe a entrada de umidade, deixando o clima mais seco e, em alguns casos, até elevando as temperaturas ao longo do dia.

A especialista também explicou que o fenômeno do solstício pode ter contribuído para a temperatura registrada em Corrente, que está situada em uma área de altitude elevada, o que favorece a queda térmica.

“Quando observamos o globo terrestre, há o inverno e o verão. Quando é inverno no Hemisfério Norte, o Hemisfério Sul está no verão, e vice-versa. Durante o solstício, o Sol incide mais diretamente sobre um hemisfério e, neste momento, o Hemisfério Sul está recebendo menos radiação solar”, destacou Sara.

Previsão do tempo

A previsão para o período de 15 a 21 de julho indica que as temperaturas mínimas nas regiões Sudoeste e Sudeste do estado devem variar entre 13 °C e 16 °C nas primeiras horas do dia, tornando essas áreas as mais frias do Piauí.

Pela terceira semana consecutiva, uma massa de ar fria e seca predomina sobre o interior da Região Nordeste, o que inibe a formação de nuvens e favorece a ocorrência de temperaturas amenas, especialmente no centro-sul do estado. Esse cenário contribui para um tempo mais estável e sem chuvas.

As temperaturas mais baixas nas manhãs são explicadas principalmente por dois fatores: o solstício de inverno no Hemisfério Sul e a presença da massa de ar fria e seca. Além de reduzir as temperaturas nas primeiras horas do dia, essa massa também é responsável pela queda nos índices de umidade relativa do ar.

Leia também: