O Piauí deu início ao processo de aquisição de mais 500 câmeras corporais para as forças de segurança do estado. Apesar do convênio com o Ministério da Justiça (MJ), para a compra dos equipamentos, os dispositivos não completarão 100% das tropas, que são cerca de 10 mil unidades policiais.
Em entrevista ao Portal ClubeNews, o secretário de Segurança Pública (SSP-PI), Chico Lucas, disse que a implantação das câmeras em todos os policiais seria “inviável do ponto de vista técnico”. Até o momento, o Piauí conta com 100 aparelhos.
“Não são todos, porque o Piauí tem 10 mil policiais. A gente escolheu alguns. Foi uma decisão do grupo de trabalho. Tem critérios que a gente segue. É até inviável do ponto de vista técnico, porque é muito caro. A gente faz de um jeito que aqueles que tenham mais problemas com o atendimento ao público sejam analisados e auditados o seu atendimento”, destacou.
No início do mês de abril, o governador Rafael Fonteles instituiu, por meio de decreto 23.697, a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais por policiais durante ações da Segurança Pública.
O uso, gestão, armazenamento, preservação, publicidade e divulgação das imagens captadas, vão seguir as regras estabelecidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“A gente já recebeu 100. O Ministério da Justiça já liberou os recursos e a gente já está no processo de contratação de mais 500 câmeras. A ideia é que a gente vá sempre ampliando. Tecnologia é isso, os equipamentos vão se modernizando. A gente vai comprar equipamento novo”, completou.