18 de julho de 2025

Suspeito de mandar sequestrar adolescente será transferido de presídio em São Paulo para o Piauí

Segundo o diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, delegado Yan Brayner, o recambiamento deve ocorrer até o mês de agosto.

Mayrla Torres

Repórter
Publicado há 1 dia

Compartilhe:

Ítalo da Silva Araújo foi preso e é acusado de vários crimes (Foto: Reprodução)

A Justiça determinou a transferência de Ítalo da Silva Araújo, apontado como suposto mandante do sequestro do adolescente Jorge Gabriel Carvalho, para um presídio no Piauí.

O homem está custodiado atualmente em São Paulo, onde foi preso no último dia 8 de julho, na cidade de Campinas.

Segundo o diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, delegado Yan Brayner, o recambiamento deve ocorrer até o mês de agosto.

“A gente obteve uma decisão judicial e está apenas fazendo o planejamento operacional para efetivar o recambiamento”, explicou.

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) confirmou a medida. Conforme o órgão, o processo depende agora da administração da penitenciária onde o suspeito está preso em São Paulo. Após o despacho judicial, o prazo máximo para o recambiamento é de 60 dias.

RELEMBRE O CASO

Jorge Gabriel Carvalho desapareceu na noite de 26 de junho deste ano, no município de Monsenhor Gil, após ser abordado por homens em um carro e forçado a entrar no veículo. O adolescente foi localizado no dia seguinte, em um cativeiro na zona rural de Nazária, a cerca de 50 km de Teresina.

Adolescente Jorge Gabriel e delegado Laércio Evangelista (Foto: Arquivo Pessoal)

Conforme a Polícia Civil do Piauí, o crime teria sido planejado por Ítalo da Silva Araújo. A principal hipótese é de que o sequestro foi motivado por uma dívida de R$ 200 mil relacionada ao tráfico de drogas com uma facção criminosa. Segundo as investigações, Ítalo tentou extorquir o pai da vítima após o sequestro, mas sem sucesso.

“Ele estava jurado de morte pelo ‘Bonde dos 40’ aqui no Piauí, por causa dessa dívida. A hipótese é que o sequestro tenha sido motivado por isso. Por isso também o suspeito foi para Campinas”, afirmou o delegado Anchieta Nery.

A prisão de Ítalo ocorreu em 8 de julho, na cidade de Campinas (SP), realizada pela Polícia Militar de São Paulo. A investigação revelou que ele teria fugido do Piauí em um ônibus clandestino e mantinha relação com outro teresinense que vivia no interior paulista.

No total, oito pessoas estariam envolvidas no sequestro. Duas delas foram mortas em confronto com a polícia, quatro foram presas em flagrante e uma adolescente foi apreendida.

Veja também:

“Bandidos exigiram R$ 250 mil para liberar o meu filho”, diz pai de adolescente sequestrado

Vídeo mostra reencontro do pai com o filho sequestrado no Piauí

Vídeo: adolescente que foi sequestrado reencontra mãe e amigos em Monsenhor Gil

Adolescente vítima de sequestro compete em prova de atletismo horas após ser resgatado

Adolescente sequestrado em Monsenhor Gil é encontrado com vida

Leia também: