
Um casal de idosos, ambos com 80 anos, vive em situação de extremo abandono no bairro Satélite, zona Leste de Teresina. A casa onde moram aparenta normalidade por fora, mas, internamente, o cenário é de sujeira, mau cheiro, fezes de rato espalhadas e alimentos estragados.
Os próprios vizinhos têm sido os responsáveis por prestar algum tipo de cuidado ao casal. A idosa, bastante fragilizada, afirma não saber onde estão seus familiares. “Não tem quem limpe a casa, não posso limpar. Se eu tenho parente, não sei aonde. Não que eu saiba”, disse. O marido dela não consegue mais se comunicar.
Conforme os vizinhos, os colchões estão tomados por fezes de roedores, que também destruíram a espuma. Toda a casa, que possui cinco cômodos, está em situação de total insalubridade, com falta de higiene, acúmulo de sujeira e alimentos impróprios para consumo armazenados na geladeira.
A vizinha Simone Cabral conta que já viu um familiar do casal aparecer na residência, mas a situação nunca mudou. “Eles só comem porque a gente dá comida. Só bebem porque a gente dá água. E vivem nessa sujeira. A casa é cheia de rato, já está passando para as casas da vizinhança”, relata.
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informou que esteve no local e que está adotando todas as providências necessárias, em articulação com outros órgãos, para garantir a proteção e os direitos dos idosos.
A Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso do Piauí informou que a investigação sobre o caso, incluindo a identificação de possíveis filhos ou outros parentes para eventual responsabilização, está sendo conduzida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).