21 de julho de 2025

Presidente da FMS confirma construção de nova UBS no Dirceu e aquisição de cinco ambulâncias

As obras serão financiadas pelo Programa de Aceleração e Crescimento (PAC).

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado há 10 horas

Compartilhe:

Leopoldina Cipriano (Foto: TV Clube)

A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Leopoldina Cipriano, confirmou a construção de uma policlínica, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a aquisição de cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Os recursos para as ações são provenientes do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) Saúde. A seleção de propostas ocorre por meio de edital público, com critérios técnicos de priorização definidos pelo Ministério da Saúde. A edição de 2025 prevê investimentos de R$ 5,8 bilhões em todo o país.

Na sexta-feira (18), após a publicação da portaria do Governo Federal para a seleção dos projetos dos municípios, Leopoldina Cipriano – em entrevista à TV Clube, nesta segunda-feira (21) – disse que recebeu aval da Secretaria de Administração (Sema) para o envio da documentação necessária.

“Nós temos inúmeras necessidades de adequação dos espaços físicos. A vinda de uma Unidade Básica de Saúde vai suprir a necessidade do Grande Dirceu, que é o nosso maior bairro e precisa de uma unidade com toda a estrutura para atender a demanda da atenção primária para a região”, destacou.

Policlínica

Os recursos deverão contemplar a construção de uma policlínica, que já possui um terreno do município reservado para a construção. A nova estrutura vai contemplar atendimento ambulatorial especializado, incluindo consultas com médicos de diferentes especialidades e exames. Não foi divulgado o local a ser construído.

“Nós teremos a construção de uma policlínica, que é onde nós vamos atender toda a rede especializada de consultas para a população. Quando nós tivermos essa policlínica, vai nos possibilitar a garantia de um único espaço com toda a estrutura necessária para um bom atendimento à população com as especialidades”, explicou.

Novas ambulâncias

Teresina também vai receber cinco novas ambulâncias para renovação da frota do SAMU, além da aquisição de um conjunto de equipamentos para UBSs e kits específicos para implantação de teleconsultas na Atenção Básica.

Outro projeto aprovado é a construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Sul; atualmente, ela em funcionamento em prédio alugado. A unidade presta atendimento 24 horas a pessoas com transtornos mentais graves e passará a contar com estrutura própria.

“Nós teremos novas ambulâncias: duas avançadas para o SAMU e três básicas. Nós vamos estar construindo um CAPS. Hoje a gente vive em uma estrutura alugada, com espaços não tão adequados. Nós vamos respeitar o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde para a construção”, concluiu.

LEIA TAMBÉM:

Nova presidente da FMS vai solicitar relatório detalhado para negociar parcelamento de dívidas

Leia também: