Marcolândia, conhecida como a “cidade dos ventos”, tem registrado nos últimos dias sensação térmica entre 18°C e 19°C, com temperaturas abaixo de 20°C mesmo durante o dia. O clima frio tem feito os moradores recorrerem a roupas de inverno, incluindo toucas e agasalhos.
Cristiano Silva, caminhoneiro que costuma passar pela cidade, relata que precisa se preparar para enfrentar as baixas temperaturas. “Da noite para a madrugada é complicado. Na hora que amanhece a gente se levanta para passar água no rosto e é até difícil. Temos que usar agasalho”, contou.
A comerciante Maria Verona, que vende alimentos em um trailer, relata que o frio intenso sensibiliza quem passa pela cidade. “Aqui é parada obrigatória e, quando as pessoas chegam falando do frio, o único apelo que têm é entrar para dentro de um trailer desses. Perguntam se tem cobertor e blusa de frio. Tem vez que eu vou pegar cobertores e dou para o pessoal se embrulhar”, relatou.

Moradores como seu Roque Costa afirmam que o frio já faz parte da rotina. Ele lembra que, anos atrás, a cidade chegou a registrar 9°C. “A gente já se acostumou com esse clima e até se dá bem”, disse.
Climatologista explica
Localizada entre o Piauí e Pernambuco, Marcolândia está a mais de 750 metros acima do nível do mar, e os ventos constantes na região contribuem para as temperaturas mais baixas.
A climatologista Sara Cardoso explica que o frio está relacionado ao relevo elevado e ao período de inverno no hemisfério sul. “Temos o fator relevo e o inverno no hemisfério Sul. Além disso, nesse momento, temos uma massa de ar fria e seca, que auxilia essas temperaturas a ficarem bem mais baixas”, explicou.
Impacto na economia local
O frio também movimenta o comércio, principalmente o setor de confecções, que registra crescimento de até 30% nas vendas entre maio e agosto. “É uma época que sai bastante camisa de frio aqui, tanto é que a gente tá com poucas opções aqui na loja”, afirmou uma vendedora do setor.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!