22 de julho de 2025

Júlio Arcoverde confirma licença do mandato na Câmara e abre caminho para Elmano Férrer

A licença de 120 dias deverá ser protocolada no mês de setembro.

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado há 5 horas

Compartilhe:

Júlio Arcoverde (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas) vai pedir licença do mandato na Câmara dos Deputados pelo período de 120 dias e assim abrir caminho para a convocação do segundo suplente do partido, o ex-senador e ex-prefeito de Teresina Elmano Férrer.

Em entrevista à rádio Clube News, na segunda-feira (21), Júlio Arcoverde disse que o afastamento temporário será uma forma de homenagear a carreira política de Elmano Férrer, que já comunicou ao partido Progressistas que não será candidato nas eleições de 2026.

“O que motivou foi uma homenagem que eu quero fazer, como parlamentar e como partido, a uma pessoa que foi muito relevante na política piauiense. Ele foi muito importante quando foi senador da República, prefeito e vice-prefeito. Eu estou vendo uma forma de fazer uma homenagem ao Elmano. Infelizmente, ele não quer mais ser candidato”, explicou Arcoverde.

A licença, no entanto, só deverá ser protocolada no mês de setembro. Júlio Arcoverde foi o presidente da Comissão de Orçamento da Câmara entre 2024 e 2025, e disse que ainda há pendências burocráticas a serem resolvidas em relação à pasta durante o mês de agosto.

“Eu estou vendo a parte legal em relação a isso. Eu não vou dizer que vou adoecer. Não vou pedir licença médica. Vou pedir uma licença sem vencimentos. É uma forma de homenageá-lo para que ele possa encerrar a sua vida pública como deputado federal”, finalizou.

Biografia

Elmano Férrer de Almeida tem 82 anos e é natural de Lavras da Mangabeira, no estado do Ceará. Tem formação em Engenharia Agrônoma, pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), e Direito, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Iniciou a carreira política em Teresina sendo vice-prefeito da capital piauiense entre 2005 e 2010, na chapa encabeçada pelo então prefeito da cidade, Silvio Mendes (União Brasil). Elmano Férrer assumiu o mandato titular quando Silvio Mendes renunciou ao cargo para disputar o Governo do Piauí.

Em 2012, Elmano Férrer tentou ser reeleito para o cargo de prefeito, mas foi derrotado pelo ex-gestor da capital, Firmino Filho. Em 2014, Elmano Férrer venceu a corrida ao Senado Federal, cumprindo mandato até 2022.

Em 2018, concorreu ao Governo do Piauí, mas ficou em 5° lugar, conquistando apenas 1,28% dos votos. Nas eleições de 2024, o ex-parlamentar voltou à disputa eleitoral para tentar uma vaga na Câmara de Teresina. Ele ficou na terceira suplência do Progressistas e não foi eleito.

Leia também: