
Atualizada às 13h20
Um servidor público da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato foi agredido durante o trabalho de recolhimento de animais soltos nas ruas da cidade. Valdinar Ribeiro de Assis tem 53 anos, trabalha na zoonose e foi agredido na terça-feira (22).
Ao Portal ClubeNews, o filho do funcionário relatou que o pai “está internado no pronto atendimento da UPA de São Raimundo Nonato e, logo mais, será transferido para o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, onde passará por uma cirurgia”.
“Ele foi agredido ontem (22) pela manhã durante sua atividade de trabalho na cidade por um ex-vereador. Os animais pertencem ao ex-vereador. Inclusive, na hora da agressão, ele estava tentando soltar um animal que havia sido preso naquele momento. Foi ali que aconteceu a agressão, ocasionando a lesão no rosto do senhor Valdinar”, disse João Paulo, filho da vítima.
O suspeito da agressão é o suplente de vereador Laércio Carvalho. Ao Portal ClubeNews, ele comentou que apenas reagiu a uma primeira agressão e que irá registrar um boletim de ocorrência na quinta-feira (24). Ele contou que já tinha acordado com a equipe a soltura de uma vaca, que estava presa a uma corda, para retornar com eles à fazenda quando uma troca mútua de agressões aconteceu em via pública.
“Os animais, às vezes, migram de uma roça para outra. Eu tirei a corda e chamei a vaca pelo nome. Quando viro, vem um funcionário com um pedaço de pau. Não hã ação sem reação. Foi uma troca de tapas. Eu não crio gado na rua, mas eles saem. Eu apenas me defendi. Eu também poderia ter saído machucado”, disse.
A Prefeitura de São Raimundo Nonato divulgou nota de repúdio. Nela, a gestão “que nenhuma forma de violência ou intimidação contra servidores públicos será tolerada. As providências legais cabíveis já foram tomadas”, e a Prefeitura acompanhará o caso com firmeza, em apoio ao servidor e em defesa da ordem pública”. Leia a nota na íntegra ao final da matéria.
NOTA DE REPÚDIO
A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato manifesta seu mais veemente repúdio à agressão sofrida por um servidor público municipal, durante o exercício de sua função de recolhimento de animais soltos nas vias da cidade.
O ato de violência ocorreu enquanto o servidor executava uma atividade essencial, em razão do previsto na Lei Municipal nº 08/2019, de 06 de maio de 2019 (Código de Posturas do Município de São Raimundo Nonato/PI), que proíbe a criação e a permanência de animais de médio e grande porte soltos ou amarrados em vias públicas, visando a segurança da população e a prevenção de acidentes.
Reforçamos que nenhuma forma de violência ou intimidação contra servidores públicos será tolerada. O respeito ao trabalho dos profissionais que atuam em defesa do interesse coletivo é inegociável. Situações como esta configuram ainda desrespeito ao servidor público no exercício da função, conforme previsto no Art. 331 do Código Penal Brasileiro.
As providências legais cabíveis já foram tomadas, e a Prefeitura acompanhará o caso com firmeza, em apoio ao servidor e em defesa da ordem pública.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população e com a valorização dos servidores, que devem exercer suas funções com tranquilidade e respeito.
Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato