25 de julho de 2025

Ressarcimento do INSS começa hoje (24) para mais de 11 mil beneficiários no Piauí; saiba como aderir

Em Teresina, idosos já aguardavam na porta da agência central dos Correios em busca de informações sobre pagamento e de como aderir ao acordo.

Mayrla Torres

Repórter
Publicado há 1 dia

Compartilhe:

Começaram, nesta quinta-feira (24), os pagamentos do acordo de ressarcimento proposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025. No Piauí, mais de 11 mil beneficiários já aderiram ao programa.

Em Teresina, alguns já aguardavam na porta da agência central dos Correios, ainda nas primeiras horas da manhã, em busca de informações sobre pagamento e de como aderir ao acordo.

Maria da Conceição (Foto: TV Clube)

A expectativa é grande para quem esperou anos para ter o valor de volta. A aposentada Maria da Conceição foi uma das que compareceu à agência da capital para tentar resolver a situação. “Mais de três anos esse desconto no meu dinheirinho. Mais ou menos trinta reais, e multiplicando por esse tempo todo dá muito dinheiro. Vim atrás do meu direito”, contou.

“Fui no INSS depois que questionei um valor descontado do meu benefício. O banco disse que não era do empréstimo e mandou eu ir no INSS. Lá descobriram o desconto. Meu filho deu entrada, disseram que em 90 dias iam cancelar e devolver. Cancelaram, mas nunca devolveram. Por isso vim aqui hoje”, complementou.

Situação parecida vive o também aposentado Manoel de Jesus, que só percebeu os descontos neste ano. “Eu descobri em abril, mas até hoje não sei nem o valor exato, porque o extrato que tirei nem mostra. O dinheiro faz muita falta, porque a gente ganha pouco e ainda tem que pagar água, luz, remédio, comida… fica difícil”, relatou.

Manoel de Jesus (Foto: TV Clube)
Quem pode aderir?

Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos, de 1,9 milhão de pessoas, já superaram o prazo para resposta e, por isso, estão aptos a aderir.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. A adesão pode ser feita exclusivamente pelos seguintes canais:

  • Aplicativo ou site Meu INSS
  • Agências dos Correios

A Central 135 está disponível apenas para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?
  1. Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha
  2. Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”
  3. Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”
  4. Clique em “Enviar” e pronto. Depois, basta aguardar o pagamento
Como funciona o processo até a adesão?
  1. O beneficiário registra a contestação do desconto indevido
  2. Aguarda 15 dias úteis para que a entidade responda
  3. Se não houver resposta, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento

*Com informações da TV Clube e Agência Brasil

Leia também: