25 de julho de 2025

DHPP indicia suspeitos de sequestrar e matar adolescente em Teresina

A investigação afirmou que o adolescente não tinha envolvimento com facções criminosas e não tinha passagem criminal

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado há 12 horas

Compartilhe:

Carlos Alexandre (Foto: Reprodução)

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu o inquérito que investigava o assassinato do adolescente Carlos Alexandre Pereira de Sousa, de 14 anos, em Teresina (PI). Os envolvidos foram indiciados pelo crime de homicídio qualificado. Foram quatro adultos e um adolescente suspeitos de cometer o homicídio.

A motivação do assassinato, segundo o delegado Jorge Terceiro, do DHPP, foi a disputa territorial entre facções criminosas. A investigação confirmou que Carlos Alexandre não tinha ficha criminal. No entanto, faccionados do grupo rival de onde o adolescente morava conhecia familiares e amigos da vítima.

“A vítima era adolescente e não tinha qualquer participação em qualquer tipo de ato criminoso, apesar dele ter familiares e conhecidos vinculados a uma facção rival. Ao nosso ver, não havia nada que maculasse a imagem dele. Era inocente no caso”, disse o delegado.

O delegado comentou que um dos autores do crime já teria morado na região da Vila da Guia, onde Carlos foi sequestrado, e conhecia familiares da vítima.

Entre os indiciados estão Francisco das Chagas Sousa, apontado como líder da facção Bonde dos 40, na região do bairro Três Andares, zona Sul da capital; Michael Rodrigues de Freitas e Mateus Vinícius Ribeiro dos Santos.

“Todos os indivíduos detidos provisoriamente foram indiciados. Nós pedimos a conversão das temporárias em preventivas. O procedimento está finalizado na nossa unidade”, disse o delegado.

O delegado ressalta que também há a participação de um adolescente no crime, mas, nesse caso, o procedimento ficará a cargo da unidade especializada em Teresina.

“Então, são três autores diretos no delito, e um quarto indivíduo indiciado por participação bens materiais para a prática do crime”, explicou o delegado. O quarto indivíduo seria um idoso que forneceu o carro. Em troca, ele receberia drogas para consumo próprio, de acordo com Jorge Terceiro.

Michael Rodrigues de Freitas, Mateus Vinícius Ribeiro dos Santos e Francisco Chagas.

O CRIME

O adolescente Carlos Alexandre foi sequestrado quando estava a caminho da casa da namorada, no dia 26 de maio, na Vila da Guia, zona Sudeste de Teresina.

O corpo da vítima foi encontrado em estado avançado de decomposição no dia 4 de junho, na localidade Torrões, zona Sul de Teresina.

A família de Carlos Alexandre chegou a fazer uma campanha para localizar o adolescente.

LEIA MAIS

Corpo encontrado na zona Sul é de adolescente de 14 anos sequestrado, confirma DHPP

Família diz que adolescente desaparecido foi sequestrado por facção em Teresina

Presos suspeitos de sequestrar e matar adolescente em Teresina

Leia também: